quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

7ª edição da Semana da Leitura

De 11 a 15 de Março de 2013, a Semana da Leitura celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura.



Concurso «Eu Escrevo! – Ler o Mar»


O Concurso «Eu Escrevo! – Ler o Mar» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular.
Este concurso apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado enraizadas na transversalidade curricular e que se centrará, tal como esta 7ª Edição da Semana da Leitura, na relação LEITURA – MAR.
O Concurso, que tem uma abrangência nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.



Regulamento e outras informações em  Eu escrevo! - Ler o Mar

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Biografia


Mada­lena No­gueira dos Santos, na­tural da Maia, nasceu em Maio de 1987 e é licen­ciada na Fa­cul­dade de Di­reito da Uni­ver­si­dade do Porto, es­tando ac­tu­al­mente a ini­ciar a car­reira em Ad­vo­cacia e a tirar o Mes­trado em Empresa e Ne­gó­cios na Fa­cul­dade de Di­reito da Universi­dade Ca­tó­lica do Porto. E como os livros significam-lhe muito, criou e coordena hoje a Biblioteca de Nogueira da Maia, cuja abertura está prevista para os próximos dois anos, com o apoio da Junta de Freguesia e de muitas contribuições particulares.
Cedo de­mons­trou um es­pe­cial gosto pela his­tória, primeiro re­flec­tindo as suas cri­a­ções no de­senho, até que, por volta dos 12 anos, des­co­briu o fas­cínio pela palavra.
Par­ti­cipou em con­cursos li­te­rá­rios no Jornal Co­mércio do Porto, na secção Cantinho do Ni­colau, sendo pu­bli­cados os seus tra­ba­lhos.

Foi ele­mento In­te­ract do Clube Ro­tary de Er­me­sinde.
Hoje, é Vo­lun­tária de Apoio Geral da Cruz Ver­melha Por­tu­guesa, nú­cleo da Maia, e ele­mento do Banco do Tempo de Va­longo.




"Sem música, a vida seria um erro." (Nietzsche) 

A música também faz parte da sua vida. Con­cluiu com dis­tinção o curso de te­clado eletrónico na Es­cola de Mú­sica Fer­nando Car­neiro e fez parte do Coro Sé­nior da Associação Académica e Cul­tural de Er­me­sinde.
Muito re­cen­te­mente, tem experimentado a di­versão com uma banda de amigos… E de­cidiu aprender canto e piano na Aca­demia Régia.






Problema do mês de janeiro























Encontro com a escritora Madalena Santos
no Agrupamento de Escolas João Roiz
15 de janeiro de 2013


O Décimo Terceiro Poder de Madalena Santos



Sinopse
Nerferloen, a protagonista deste romance é uma jovem donzela que, por ordem do rei seu pai, assume a difícil tarefa de lutar contra os inimigos de forma a estabelecer a paz entre os povos das Terras de Corza. Liderando a luta contra os cavaleiros Intrusos de Negro, atinge os seus objectivos. Não se trata de uma Joana D’Arc, mas de uma figura assumidamente mulher que demonstra a força da sua coragem e da sua inteligência em múltiplas situações até à vitória final. Apaixona-se, casa-se e garante a sua sucessão ao ser mãe de dois filhos.
  

A coroa de sangue de Madalena Santos



Sinopse
Eiron, so­brinho do conde de Am­broc, luta para se li­vrar das manipulações que ex­pe­ri­men­tara até à morte do seu tio. Porém, o jogo de in­fluên­cias não ter­mina pe­rante o lugar vago no trono e, sem se conformar, é exi­lado. Longe dos ten­tá­culos dos cons­pi­ra­dores, pro­voca uma au­tên­tica guerra civil para re­velar o se­gredo he­di­ondo do re­gi­cídio. Con­tudo, não será capaz de se de­sem­ba­raçar do le­gado san­grento das suas raízes…


As Tribos do Sul de Madalena Santos




Sinopse
O novo horizonte decora uma época de mudança; os primeiros automóveis passeiam-se em cidades de chaminés fumegantes, que gritam por mais recursos, para um maior progresso. Pela primeira vez, as Terras de Corza galgam as suas fronteiras, nessa busca frenética, cruzando-se com os povos do Sul, que, ainda amando a natureza virgem, erguem defesas desesperadas. Tyrawen, filha de um Deputado, faz parte da vaga de exploradores, mas, quando menos espera, a experiência de um rapto altera-lhe o rumo: uma promessa por cumprir fá-la entregar-se ao misticismo das tribos, que a converte na representação de um divindade. As Terras de Corza pretendem descredibilizá-la; mas serão capazes de negar a força das crenças primitivas?
O futuro irá traçar-se respeitando os mais antigos ou derrubando uma civilização... 
  

Os 12 Reinos de Madalena Santos



Sinopse
Numa era primitiva e violenta, onde povos rudes são vizinhos de Cidades em franca ascensão, os clãs da Região de Unar tentam concentrar as suas forças no Primeiro Rei. Um bando de amigos que vive na orla dos Pântanos de Unar desde cedo se vêem portadores de um destino recheado de vitórias e glória eterna. Após uma longa campanha de duras provações, um deles, Teldius, é coroado e inicia uma longa fase de conquistas. Porém, os inimigos são muitos e diversificados e, no Sul, as Cidades revelam-se prósperas, evoluídas e habitadas por adversários superiores. As traições alteram o caminho dos Guerreiros de Unar e, no meio de tantos homens cujo ânimo se baseia na ferocidade dos líderes, Corza eleva-se até os inimigos temerem o seu nome. A odisseia prossegue até aos reinos longínquos, onde cenários coloridos e exóticos os esperam para intrigas entre poderosos que manipulam coroas e definem o futuro a seu bel-prazer.